file 6
O que tem deixados as crianças tão pequenas ansiosas?

Passamos muito tempo com crianças que se perdem em pensamentos preocupados com o futuro , mas em geral , se não houver nenhum tipo de transição , acabamos com crianças relaxadas que , em vez de fazer um " brinquedo de ansiedade , " são apenas saltitantes.

file

O que tem deixados as crianças tão pequenas ansiosas?

    • Ansiedade pode passar de pai para filho, por causa dos genes.
    • Copiar comportamento dos adultos ou excesso de estímulos do ambiente, a criança sente nos comandos, nos tons de voz, nas feições.
    • Existe uma ligação entre certos padrões temperamentais e o risco de sofrer de um estilo de pensamento marcado por preocupações, angústia ou ataques de pânico, etc. Os cientistas chamam isso de “superativação emocional”, característica que podemos observar nas crianças já no primeiro ano de vida e que determina, em muitos casos, o comportamento da criança ao longo do tempo.
    • Um estilo temperamental específico, a partir desses estilos que se pode antecipar uma maior ou menor probabilidade de sofrer de certas psicopatologias, como ansiedade, estresse, depressão.
    • Medos: à medida que envelhecem e começam a se comunicar, seu raciocínio se enche de dúvidas e medos. “Se eu for para a escola, eles vão rir de mim”, “O que vai acontecer se a mamãe e o papai morrerem?”

Sem falar que a vivência constante da ansiedade excessiva também pode acarretar danos físicos, como gastrite, úlcera e dores de cabeça crônicas.

Além disso, o estresse crônico na infância pode afetar a formação das sinapses, que ocorre entre os 5 e os 10 anos , e é seguida pela poda neural , processo natural em que o cérebro seleciona as sinapses que estão sendo efetivamente utilizadas e elimina as outras.

Preocupar-se com o futuro dos filhos é uma ação natural dos pais e mães amorosos que querem sempre o melhor para os seus pequenos (mesmo que eles nem sejam mais tão pequenos assim), então busquem ajuda para os pequenos mais ansiosos.

Psicóloga Paloma Soares

CEO | Ampliare Psicologia

CRP 06/136122– SP


d068ee324f6cd1a0a521104ab52c7e46

Uma postagem de

Psicóloga Dra. Paloma Soares

Especialidades

Veja nossas especialidades de atendimento psicológico presencial e online.

Nuvem de Tags

Postagens Relacionadas

no image
Fui traída(o) onde foi que eu errei?
no image
Morar juntos sonho ou pesadelo?
no image
Casamento em crise e carreira em alta como lidar com esse dilema
cce31e0d 44e5 495d 9e8f 3ad897c2456d

Das 09h as 20h, de Seg a Sexta

uffizi

ampliareclinicadepsicologia@gmail.com

Endereço: Cond. Uffizi Medical Center

Rua Anchieta, 204

Vila Boaventura - Jundiaí/SP

Avalie este post