Acredite você acha que sabe mas pode não saber o que realmente é depressão. Conheça diagnósticos de tipos de transtornos depressivos:
A depressão existencial costuma afetar pessoas muito inteligentes. São aqueles perfis que sofrem o peso da injustiça, que não encontram sentido na vida e que sofrem o isolamento porque veem e sentem o mundo de maneira diferente dos demais.
Numa Crise Existencial, como o próprio nome sugere, estamos diante de um sofrimento relacionado a angústia, seja pela consciência de existir, seja pela confrontação ou evitamento de algo que nos custa aceitar, que nos causa conflito e sofrimento psíquico. Em alguns casos pode ser a razão ou até mesmo a consequência de um quadro depressivo ou ansiogénico patológico.
Jean Paul-Sartre dizia que as pessoas não sabem o que querem e, mesmo assim, somos responsáveis pelo que somos
A depressão existencial costuma afetar pessoas muito inteligentes. São aqueles perfis que sofrem o peso da injustiça, que não encontram sentido na vida e que sofrem o isolamento porque veem e sentem o mundo de maneira diferente dos demais.
No entanto, a depressão existencial, descrita pela primeira vez na década de 1950 pelo psiquiatra Heinz Häfner, fala de um tipo de transtorno que, embora não descrito no DSM-V (manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais), ocorre com particular frequência entre a população mais talentosa.
A Psicoterapia Existencial, ele explica os quatro fatores que costumam determinar essa realidade:
Que tratamento existe para a depressão existencial? Psicoterapia é extremamente necessário para trabalhar autoconsciência, definir e trabalhar o nosso sentido de vida, aprender a fazer uso de uma autoeducação emocional adequada.
Psicóloga Paloma Soares
CEO | Ampliare Psicologia
CRP 06/136122– SP
Nuvem de Tags
Das 09h as 20h, de Seg a Sexta
Endereço: Cond. Uffizi Medical Center
Rua Anchieta, 204
Vila Boaventura - Jundiaí/SP
Assine nossa newsletter para receber artigos e promoções
Localização
1 - Este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida; Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br ; Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.
2 - O texto acima é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.