Distúrbio associado a alterações de humor que vão da depressão a episódios de obsessão.
A causa exata do distúrbio bipolar não é conhecida, mas acredita-se que seja influenciado por uma combinação de fatores como genética, ambiente, estrutura e química do cérebro.
Conhecido principalmente pela alternância entre episódios de depressão e euforia (mania e hipomania), e aspectos neurofisiológicos. E pessoas com bipolaridade passando por um episódio depressivo o maníaco podem vir a ter pensamentos suicidas. Sempre devemos levar muito a sério qualquer intenção de suicídio.
Os episódios maníacos incluem sintomas como euforia, dificuldade para dormir e perda de contato com a realidade. Já os episódios depressivos são caracterizados por falta de energia e motivação, além de perda de interesse nas atividades cotidianas. Os episódios de alteração de humor podem durar dias ou meses e também podem estar associados a pensamentos suicidas.
Pessoas com transtorno bipolar podem ter problemas para gerenciar as tarefas da vida cotidiana na escola ou no trabalho, ou para manter relacionamentos. Não há cura. O transtorno bipolar é uma doença mental crônica, mas existem muitas opções de tratamento disponíveis que podem ajudar a controlar os sintomas. Isso significa que o paciente vai viver e lidar com isso pelo resto de sua vida. No entanto, isso não significa que não possa viver uma vida feliz e saudável.n
Homens e mulheres podem ser diagnosticados com transtorno bipolar igualmente. No entanto, os principais sintomas da doença podem ser diferentes entre os dois sexos. O transtorno bipolar pode ser transmitido de pais para filhos. No entanto, isso não significa que todas as pessoas com parentes que têm o transtorno o desenvolverão. A estrutura do seu cérebro pode afetar o risco da doença. Anormalidades na estrutura ou funções do cérebro podem aumentar o risco.
Fatores externos também podem contribuir. Esses fatores podem incluir: estresse extremo, experiências traumáticas, doença física.
O tratamento costuma ser necessário por toda a vida e geralmente envolve uma combinação de medicamentos e psicoterapia.
Se você acha que está apresentando sintomas de transtorno bipolar, marque uma avaliação. Se você acha que um amigo, parente, pode ter transtorno bipolar, seu apoio e compreensão são cruciais. Incentive-os a consultar um médico sobre quaisquer sintomas que estejam apresentando.
O Primeiro passo é procurar uma orientação com um Psicólogo Clínico para que o melhor tratamento seja iniciado.
Nuvem de Tags
Das 09h as 20h, de Seg a Sexta
Endereço: Cond. Uffizi Medical Center
Rua Anchieta, 204
Vila Boaventura - Jundiaí/SP
Assine nossa newsletter para receber artigos e promoções
Localização
1 - Este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida; Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br ; Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.
2 - O texto acima é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.