exterior saude mental
4 desafios que afetam a saúde mental quando você mora no exterior

Mudar-se para um país estrangeiro pode ser uma experiência emocionante, mas também apresenta desafios significativos que podem afetar a saúde mental.

Alguns desses desafios incluem:

1 - Expectativas

De fato, é impossível se planejar para ir pra fora e não criar expectativas - ainda mais para nós, brasileiros, que admiramos e consumimos tanto as culturas de fora. Como será sua nova casa, seu novo emprego, as coisas novas que vai experimentar, a chance de comprar coisas que nunca teria no Brasil, conhecer pontos turísticos... a lista é longa!

  • Barreira Idioma: Dificuldades com o idioma local podem criar barreiras na comunicação, levando a mal-entendidos e sentimentos de exclusão. A falta de habilidade linguística pode dificultar a busca de apoio e o estabelecimento de relações interpessoais.
  • Choque Cultural: A adaptação a uma cultura diferente pode ser desafiadora. Diferenças em trajes, valores, normas sociais e expectativas podem causar estresse e ansiedade.

E importante lembrar que a expectativas é uma moeda com dois lados:

ao mesmo tempo que nos motiva, pode também gerar frustrações.

2- Saudade

Uma hora ou outra a saudade vai apertar

Mesmo que você já esteja alocado, acostumado com o idioma e a cultura, tenha feito amigos... não há como não sentir falta de quem ficou no Brasil.

Perda de Suporte Social: A ausência do sistema de apoio familiar e de amigos próximos pode ser especialmente desafiadora em momentos de estresse ou dificuldades.

Isolamento Social: Morar em um país estrangeiro muitas vezes significa estar longe de amigos e familiares. O isolamento social pode levar a sentimentos de solidão e afetar negativamente a saúde mental.

Nesses momentos, é importante resgatar dentro de você seu propósito com a ida para o exterior. Além disso, alivia saber que é possível driblar a saudade: fazer ligações, videochamadas, conversar com a família por mensagem, mandar e receber fotos, tudo isso nos dá uma sensação maior de proximidade!

3- Pensamentos negativados

Quando você vai para a fora, sentimentos como ansiedade, stress, nervosismo e medo vão junto com você afinal, todos eles são parte da vida de qualquer ser humano. Mas quando estamos fora, muitas vezes as emoções estão à flor da pele estamos mais sensíveis e suscetíveis a encarar os sentimentos com maior intensidade.

Problemas de Identidade: Morar em um ambiente culturalmente diferente pode levar a questionamentos sobre identidade e pertencimento. Algumas pessoas podem se sentir perdidas entre duas culturas, o que pode afetar a autoestima e a sensação de identidade.

Estigma em Torno da Saúde Mental: Em alguns lugares, ainda existe estigma em relação à saúde mental. Isso pode impedir que as pessoas procurem ajuda, mesmo quando necessário.

4- Sensação de não pertencimento

Imagine chegar em um país totalmente diferente do seu, entrar em grupos onde as pessoas já se conhecem, criar uma rotina com uma cultura diferente…. é natural que, no início, exista um sentimento de inadequação. Porém, ao invés de olhar pelo prisma da dificuldade, que tal tentar encarar essa experiência como algo que vai te enriquecer?

Uma oportunidade de criar novas amizades, conhecer novos lugares, fazer um novo networking...

Essa pode ser uma ótima chance de se reinventar!

Por isso se conhecer e ter a capacidade de lidar com suas emoções é fundamental para que os pensamentos negativos não tomem uma proporção além do esperado e prejudiquem sua experiência no exterior.

E se você é brasileiro e mora no exterior ou conhece alguém que more, contem com a gente!

Nosso objetivo é promover saúde mental para brasileiros nos quatro cantos do mundo!

Paloma Soares

Psicóloga clínica CRP.: 06/136122

🎓Espec. em Terapia Cognitivo-comportamental
🎓Espec. Terapia para casais
🎓Espec. Obesidade e Emagrecimento Oxford
🎓Espec. Psicopatologias
Agende sua Psicoterapia individual ou casal online


d068ee324f6cd1a0a521104ab52c7e46

Uma postagem de

Psicóloga Dra. Paloma Soares

Especialidades

Veja nossas especialidades de atendimento psicológico presencial e online.

Postagens Relacionadas

no image
Fui traída(o) onde foi que eu errei?
no image
Morar juntos sonho ou pesadelo?
no image
Casamento em crise e carreira em alta como lidar com esse dilema
cce31e0d 44e5 495d 9e8f 3ad897c2456d

Das 09h as 20h, de Seg a Sexta

uffizi

ampliareclinicadepsicologia@gmail.com

Endereço: Cond. Uffizi Medical Center

Rua Anchieta, 204

Vila Boaventura - Jundiaí/SP

Avalie este post