Promovendo a vida a gente previne o suicídio! Setembro Amarelo já está chegando. Você já pensou no assunto para a suas equipes? Está cuidando da sua saúde mental?
É muito importante falar do bem-estar mental, mais do que da própria crise, pois lidamos com uma ampla gama de transtornos e desafios pessoais…
As razões podem ser bem diferentes, porém muito mais gente do que se imagina já pensou em suicídio. Segundo estudo realizado pela Unicamp, 17% dos brasileiros, em algum momento, pensaram seriamente em dar um fim à própria vida e, desses, 4,8% chegaram a elaborar um plano para isso. Em muitos casos, é possível evitar que esses pensamentos suicidas se tornem realidade.
A primeira medida preventiva é a educação. Durante muito tempo, falar sobre suicídio foi um tabu, havia medo de se falar sobre o assunto. De uns tempos para cá, especialmente com o sucesso da campanha Setembro Amarelo, esta barreira foi derrubada e informações ligadas ao tema passaram a ser compartilhadas, possibilitando que as pessoas possam ter acesso a recursos de prevenção.
Conhecido por ser o mês da primavera — a estação mais bela e florida do ano — setembro passou a ter um significado diferente desde 2015, destacando-se pela atenção às elevadas taxas de suicídio. O mês agora simboliza o reflorescimento, o recomeço e a adoção de um novo estilo de vida e padrão emocional, marcado por sentimentos de esperança, superação e práticas voltadas ao bem-estar mental. Setembro Amarelo é uma importante campanha global de prevenção ao suicídio, considerado um sério problema de saúde pública.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% dos casos de suicídio podem ser prevenidos se houver algum tipo de ajuda, tanto voluntária quanto profissional.
Durante todo o ano, nós fazemos trabalhos promovendo o bem-estar mental, mas em setembro é o mês que mais nos empenhamentos para dar nossa contribuição para campanha acontece por meio de rodas de conversa, palestras e workshops. As rodas de conversa trouxeram discussões e trocas de informações sobre diversos aspectos do suicídio, enquanto os workshops focaram em temas que possibilitassem o aprimoramento da empatia. As palestras informam cientificamente sobre os grupos e fatores de risco, mitos e verdades, prevenção e tratamentos para fatores comportamentais e transtornos mentais que te incidência nos casos de suicídio.
Nós conseguimos sensibilizar os alunos e levar a eles diferentes reflexões". Entre os temas tratados: o equilíbrio emocional, o exercício do bem-estar mental e as formas de identificar estados destrutivos.
O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio. Juntos, podemos fazer a diferença e mostrar que a vida importa. 🥇 Aliás, nos Jogos Olímpicos de Paris, testemunhamos como o cuidado com a mente foi decisivo para atletas como Simone Biles, Rebeca Andrade e Gabriel Medina. Eles mostraram ao mundo que as medalhas mais valiosas são aquelas conquistadas com a saúde mental em dia!
Para contratar minha palestra para sua empresa fale com meu WhatsApp (11)985436119
Mas como qualquer pessoa pode buscar ajuda imediata?
A ajuda pode vir de um amigo, parente, colega de trabalho ou escola, professores, ou alguém que está próximo a quem precisa e também dos voluntários do CVV, que são treinados para conversar com pessoas que estejam passando por alguma dificuldade e que possam pensar em tirar sua vida.
Para conversar com um voluntário, basta ligar para o telefone 188, gratuito, que funciona 24 horas. Também é possível mandar um e-mail ou falar pelo chat, que podem ser acessados pelo site www.cvv.org.br. Produzimos alguns vídeos, em parceria com a UNICEF, para divulgarmos a importância da Prevenção. Todos podem utilizá-los!.
Paloma Soares
Psicóloga | CRP 06/136122
Nuvem de Tags
Das 09h as 20h, de Seg a Sexta
Endereço: Cond. Uffizi Medical Center
Rua Anchieta, 204
Vila Boaventura - Jundiaí/SP
Assine nossa newsletter para receber artigos e promoções
Localização
1 - Este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida; Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br ; Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.
2 - O texto acima é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.