borderline Ampliare
O que é o Transtorno da Personalidade Borderline (TPB)?

(TPB) Por ser um transtorno muito complexo, exigindo um diagnóstico clínico bem feito, muitas pessoas não sabem dar nome para as suas dores psíquicas.

file

Pela observação clínica psicológica, o transtorno da personalidade borderline se apresenta com os seguintes sintomas: impulsividade comportamental, manipulações, dissociação cognitiva e afetiva, pensamentos suicidas, automutilação, comportamento infantilizado, sedução, sentimentos exagerados de abandono, euforia e disforia no humor.

As relações intensas são geradas por extrema idealização da pessoa que, logo após (com grande chance) sofrerá imensa desvalorização. A idealização se dá por uma forte atração, por um ardente sentimento, algo intenso e, após a desvalorização, por sentimentos de repulsa, ódio, aversão e antipatia, mesmo que seu (sua) companheiro (a) não tenha alterações em seu modo comum de convivência.

Estudos apontam que aproximadamente 2% da população geral é atingida pelo Transtorno da Personalidade Borderline (TPB), sendo que as maiores vítimas pertencem ao sexo feminino. Acomete uma população de forma considerável, não podendo ser ignorado pelos agentes de saúde, educadores, psicólogos e médicos psiquiatras.

Por viver no limite da neurose e a psicose, o agente transtornado passa a não ter discernimento e compreensão das consequências geradas pelas atitudes que está prestes a cometer devido ao seu instante de insanidade.

A psicoterapia é o principal tratamento para pessoas com Transtorno de Personalidade Borderline. A psicoterapia possui o papel em auxiliar o paciente com Transtorno da Personalidade Borderline (TPB) a se encontrar dentro de uma perspectiva psicodinâmica e enfrentar os seus conflitos emocionais e comportamentais de uma maneira mais equilibrada, diante de um transtorno que provoca grandes instabilidades, comorbidades e recaídas constantes.

Psicóloga Paloma Soares

CEO | Ampliare Psicologia

CRP 06/136122– SP


d068ee324f6cd1a0a521104ab52c7e46

Uma postagem de

Psicóloga Dra. Paloma Soares

Especialidades

Veja nossas especialidades de atendimento psicológico presencial e online.

Nuvem de Tags

Postagens Relacionadas

no image
Fui traída(o) onde foi que eu errei?
no image
Morar juntos sonho ou pesadelo?
no image
Casamento em crise e carreira em alta como lidar com esse dilema
cce31e0d 44e5 495d 9e8f 3ad897c2456d

Das 09h as 20h, de Seg a Sexta

uffizi

ampliareclinicadepsicologia@gmail.com

Endereço: Cond. Uffizi Medical Center

Rua Anchieta, 204

Vila Boaventura - Jundiaí/SP

Avalie este post