A EPIDEMIA QUE SEMPRE ACONTECEU: Um relacionamento abusivo ocorre quando um dos envolvidos (independente do gênero) assume a posição de sempre ter que satisfazer o outro, de forma que os desejos e vontades do parceiro(a) sejam a prioridade na relação, enquanto os seus são anulados ou colocados em segundo plano.
E como isso acontece? Conheça os sete sinais mais presentes em relações abusivas:
1- Desqualificação
Fazer com que a pessoa se sinta sempre errada ou que nunca entende nada
2- Controle
O outro se acha no direito de controlar direta e indiretamente suas escolhas, com quem fala, anda, como se veste, como deveria responder as situações da vida, etc
3- Medo
Você acaba fazendo coisas que não faria por medo do julgamento e consequências, inclusive relação sexual sem vontade
4- Posse
Tratar objetalmente uma pessoa, exemplo clássico: Se irritar quando você escuta outras pessoas ou quando suas expresse ideias que diferem só que a pessoa quer.
5- Apelações
Ameaças ou apelar manipulando suas emoções e valores pessoais para agir do jeito que a pessoa quer.
6- Culpa
Sentimento frequente em cada situação vivida em contato com essa pessoa, desconfia se realmente não é você o problema.
7- Invalidação
Construir um caminho de dialogo ou atitudes que a pessoa se sinta constantemente fracassada, incapaz, dependente, invalidando qualquer argumento com frases como "você só pode estar louca" "isso é drama seu"
Muitas pessoas ficam dentro desta “relação” durante muito tempo, sem entender o abuso que sofrem, criando uma relação de dependência. Nesta relação predomina o excesso de “poder” sobre o parceiro, o desejo de controlá-lo, de tê-lo para si o tempo todo (independente de haver ou não infidelidade).
Em muitos casos a violência toma outras formas de manifestações, como a violência psicológica, sexual e financeira. Elas se manifestam de forma muito mais sutil que a agressão física, por isso mesmo são mais difíceis de serem percebidas, podendo acontecer em qualquer tipo de relação (seja no âmbito amoroso, familiar, profissional ou ciclo de amigos).
O contínuo abuso emocional e psicológico de uma relação baseada no controle e submissão, gera traumas sérios. A vítima pode desenvolver problemas de autoestima, depressão, isolamento, fobia, problemas de saúde graves, entre outros.
Importante saber
Se você se identificou com algumas dessas situações lembre-se…
Você não pode mudar os outros, mas pode mudar a si mesmo;
Pense se vale a pena se manter nessa relação.
Estabeleça regras, limites, veja se realmente quer estar nessa situação;
Procure ajuda, seja de amigos, familiares ou de um profissional:
Como um psicólogo pode ajudar nessa situação?
É muito complexo realizar intervenção em um relacionamento abusivo. Isso por que é muito difícil que a vítima consiga se reconhecer em um. A culpa e o medo são os principais motivos para essa percepção distorcida da realidade.
Romper a sequência do processo fará com que a vítima possa libertar-se das amarras condicionantes de seu estado emocional, podendo reconstruir novamente seus laços sociais e retomar o curso natural. Como um quadro altamente delicado, a ajuda de um psicólogo é essencial para a superação deste trauma.
Agora que já sabe AJUDE alguém que passa por isso, MUDE a vida dessa pessoa para SEMPRE.
Nuvem de Tags
Das 09h as 20h, de Seg a Sexta
Endereço: Cond. Uffizi Medical Center
Rua Anchieta, 204
Vila Boaventura - Jundiaí/SP
Assine nossa newsletter para receber artigos e promoções
Localização
1 - Este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida; Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br ; Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.
2 - O texto acima é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.